4 fatores que afetam a saúde da coluna da mulher

Algumas particularidades em mulheres podem favorecer o surgimento de dores nas costas. Entre os problemas mais comuns está o uso de salto alto e bolsas pesadas, o aumento de peso e as alterações no formato natural da coluna causados pela gravidez e também a osteoporose desencadeada após a menopausa.

Salto alto e bolsas 👠
O uso de sapatos com salto alto diariamente alteram o centro de gravidade do corpo e podem causar dores devido à má postura. O uso de bolsas, carregadas em apenas um lado dos ombros, também pode sobrecarregar a coluna.

Menopausa e osteoporose
A doença que afeta a saúde dos ossos pode atingir homens e mulheres, mas nelas a osteoporose pode ser desencadeada após a menopausa, devido as alterações hormonais e principalmente pela queda nos níveis de estrogênio – que podem deixar os ossos ainda mais frágeis.

Seios
Mulheres que têm seios volumosos também podem ter quadros de dor nas costas. O peso das mamas pode alterar o centro de gravidade e projetar a coluna para frente. Existem sutiãs para fazer essa correção e uma cirurgia de redução de mamas também pode ser indicada.

Gravidez 🤰🏻
Durante a gestação, a mulher ganha peso e o corpo sofre alterações para se adequar ao crescimento do bebê. A sobrecarga provoca o aumento da lordose e causa desconfortos que podem perdurar até mesmo depois dos nove meses.

Se você sente dores nas costas procure um médico ortopedista especialista na coluna! O diagnóstico e o tratamento precoce são as melhores alternativas para a sua saúde.

➡ Hospital Marcelino Champagnat – Curitiba/PR – (consulte os convênios) – (41) 3207-3225
➡ Atendimento particular (agende pelo WhatsApp) – (41) 99622-9440

Dr. Antônio Krieger é médico ortopedista e especialista em cirurgia da coluna CRM-PR 22712/RQE 15991

Categories : Coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *