Artrose facetária
A artrose facetária é uma forma de artrose que afeta as articulações facetárias, que são as pequenas articulações nas costas que ajudam a controlar a movimentação da coluna vertebral. Com o tempo, essas articulações podem se degenerar, levando a dor e rigidez na coluna vertebral.
As causas mais comuns de artrose facetária incluem o envelhecimento, a sobrecarga na coluna vertebral, a obesidade e a má postura. Além disso, pessoas que têm trabalhos que exigem movimentos repetitivos ou levantamento pesado estão mais propensas a desenvolver artrose facetária.
Os sintomas de artrose facetária incluem dor nas costas, principalmente na região lombar, rigidez na coluna vertebral e dificuldade para se movimentar. A dor pode ser agravada por movimentos bruscos e pode se espalhar para as pernas. A dor pode ser constante ou intermitente e pode ser acompanhada de fraqueza e formigamento.
O tratamento para artrose facetária geralmente começa com medidas conservadoras, como o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia, acupuntura e terapia física.
Quando o tratamento conservador com exercícios e medicamentos não são suficientes para controlar os sintomas alguns procedimentos minimamente invasivos podem ser indicados para tratar a artrose facetária da coluna.
Não existe medicação que possa prevenir ou tratar a artrose. A manutenção de sua lubrificação ocorre por conta do líquido sinovial que possibilita a preservação da cartilagem.
Existe tratamentos percutâneos que podem ser indicados para o controle dos sintomas. Entre eles:
Bloqueio facetário: consiste na injeção de medicamentos na região da coluna por onde passam nervos que são responsáveis pela inervação nessas articulações.
Denervação facetária percutânea: pode ser indicada quando o bloqueio facetário tem efeito temporário e as dores retornam. Na denervação facetária, removemos a sensibilidade do nervo que dá sensibilidade da faceta articular com uso de radiofrequência.
Ambos são tratamentos percutâneos, realizados através da pele, com rápida recuperação e alta hospitalar.