Hoje quero falar sobre os benefícios incríveis dos exercícios físicos na terceira idade!
Apesar de algumas dúvidas e mitos que ainda cercam a prática de exercícios em idades mais avançadas, quero reforçar que é nunca tarde para começar a cuidar da sua saúde. Aliás, é exatamente nesta fase da vida que os benefícios se tornam ainda mais evidentes.
A prática regular de exercícios contribui significativamente para o nosso bem-estar emocional. A liberação de endorfinas durante a atividade física proporciona uma sensação de felicidade e tranquilidade, combatendo o estresse e a ansiedade.
Não podemos esquecer que o corpo e a mente estão intrinsecamente ligados. Se exercitar regularmente estimula não apenas a saúde física, mas também a cognitiva. Isso ajuda a manter a mente afiada, prevenindo o risco de Alzheimer e demência de forma geral.
O medo de quedas é comum entre os idosos, mas a boa notícia é que a prática de exercícios pode fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e reduzir significativamente o risco de quedas. Um corpo forte é mais resistente! Além disso, a atividade física regular diminui o risco de fratura por quedas, e preserva a massa magra, melhorando o metabolismo e produção hormonal.
Exercícios aeróbicos, como caminhadas e natação, são aliados poderosos para a saúde do coração. Eles ajudam a controlar a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991