A OBESIDADE AFETA A SAÚDE DA SUA COLUNA

A obesidade é uma doença que está crescendo exponencialmente nos últimos anos. Cerca de 18,9% da população no Brasil está obesa e 54% estão acima do peso. Um dos problemas de saúde que estão associados à obesidade é a degeneração precoce dos discos intervertebrais da coluna.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Hong Kong, na China, publicada na revista científica Arthritis & Rheumatism, feita com mais de 2,5 mil participantes, entre homens e mulheres acompanhados por oito anos, os pacientes acima do peso ou obesos apresentaram desgastes mais severos nos discos da coluna do que os demais.

Segundo os autores do estudo, a degeneração está relacionada com o aumento da carga física sobre o disco intervertebral aliado da inflamação crônica das células de gordura.

Dores na coluna

Uma das queixas de pacientes obesos é a dor lombar. Isso é reflexo do acumulo de gordura na região abdominal, que altera o centro de gravidade do corpo. Quando isso acontece, o corpo projeta parte da coluna lombar para frente, causando o que chamamos de hiperlordose lombar.

Para compensar a hiperlordose e manter o paciente equilibrado, o corpo ajusta a parte de cima superior da coluna, o que aumenta o arco, e causa uma hipercifose torácica.

Essas alterações, ao longo do tempo, causam desconfortos e dores constantes.

Quer agendar uma consulta com um ortopedista especialista em coluna? 

➡ Hospital Marcelino Champagnat – Curitiba/PR – (consulte os planos de saúde conveniados) – (41) 3207-3225

➡ Atendimento particular (agende pelo WhatsApp) – (41) 99622-9440

Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991

Categories : Atividades Físicas Coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *