Artrite x Artrose: Qual a diferença?

Termos parecidos que indicam patologias completamente diferentes, a artrite e a artrose costumam ser confundidas e se tornaram uma dúvida comum no consultório. Entenda a diferença:

ARTRITE: É uma inflamação da articulação causada por processos inflamatórios ou infecções que atingem componentes articulares como cartilagem, cápsula articular e ligamentos. A artrite pode atingir qualquer articulação do corpo. Os principais sintomas são inchaço local, dor, vermelhidão e até sensação de rigidez na articulação afetada. O tratamento pode ocorrer com medicamentos, fisioterapia, perda de peso ou cirurgia.

ARTROSE: A artrose é uma doença crônica degenerativa caracterizada pela perda da cartilagem articular. Com o tempo, os ossos da articulação atingida pela artrose passam a entrar em contato, gerando desgaste ósseo. Os sintomas incluem dor, rigidez, perda de mobilidade, inchaço e até mudança no formato de articulação. O tratamento da artrose pode ser feito com analgésicos, injeções locais, fisioterapia e cirurgia.

⚠ A inflamação da artrite pode causar o desgaste da cartilagem e levar o paciente a um quadro de artrose ⚠

Saiba mais sobre a saúde da sua coluna no site www.coluna.net

☎ Hospital Marcelino Champagnat – Curitiba/PR – (consulte os convênios) – (41) 3207-3225
📱 Atendimento particular (agende pelo WhatsApp) – (41) 99622-9440

_
Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991

Categories : Coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *