Um estudo publicado no Journal of Spine avaliou atletas que apresentavam hérnia de disco lombar e foram tratados com cirurgia endoscópica (por vídeo) em um hospital no Japão. Os esportes praticados pelos atletas incluíam: futebol, beisebol, futebol americano, arremesso de disco e handebol.
Neste estudo, todos os atletas foram submetidos a cirurgia por vídeo com anestesia local, recebendo alta para casa no mesmo dia após o procedimento. Sete dias após a cirurgia os atletas iniciaram reabilitação fisioterápica, que incluiu alongamento muscular dos membros inferiores e fortalecimento do tronco (musculatura do core). Todos os atletas retornaram ao seu esporte entre 6 e 8 semanas após o procedimento cirúrgico.
A endoscopia da coluna é um procedimento minimamente invasivo em que o cirurgião, através de um pequeno furo na pele do paciente por onde é inserido um estreito tubo contendo uma câmera de vídeo na base, permite ao cirurgião realizar o trabalho operatório de maneira precisa e sem a necessidade de manipular músculos ou outras estruturas da coluna. Reduzindo os riscos de complicações e garantindo uma recuperação mais rápida.
Como conclusão, os autores observaram que os resultados favoráveis deste procedimento minimamente invasivo, incluindo anestesia local, mínimo sangramento, preservação da musculatura lombar e alta precoce para casa, além de rápido retorno ao esporte, qualifica a cirurgia por vídeo como padrão ouro para hérnia de disco lombar em atletas.
Este post tem 2 comentários
Interessante não sabiam que fazia ultra-som da coluna.
Ótimo site, gostei muito!
Parabens!!!
Os comentários estão encerrados.