Atletas submetidos a endoscopia para hérnia de disco retornam ao esporte em até oito semanas, diz estudo

Um estudo* publicado no Journal of Spine avaliou atletas que apresentavam hérnia de disco lombar e foram tratados com cirurgia endoscópica (por vídeo) em um hospital no Japão. Os esportes praticados pelos atletas incluíam: futebol, beisebol, futebol americano, arremesso de disco e handebol.

Neste estudo, todos os atletas foram submetidos a cirurgia por vídeo com anestesia local, recebendo alta para casa no mesmo dia após o procedimento. Sete dias após a cirurgia os atletas iniciaram reabilitação fisioterápica, que incluiu alongamento muscular dos membros inferiores e fortalecimento do tronco (musculatura do core). Todos os atletas retornaram ao seu esporte entre 6 e 8 semanas após o procedimento cirúrgico.

Como conclusão, os autores observaram que os resultados favoráveis desta técnica minimamente invasiva, incluindo anestesia local, mínimo sangramento, preservação da musculatura lombar e alta precoce para casa, além de rápido retorno ao esporte, qualifica a cirurgia por vídeo como padrão ouro para hérnia de disco lombar em atletas.

Estudo na íntegra:

_
Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991

Categories : Cirurgia da Coluna

Dr. Antônio Krieger é médico ortopedista e especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna. CRM-PR 22712 / RQE 15991

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *