Gostaria de falar sobre a cervicalgia, um problema que atinge muitas pessoas em todo o mundo. De acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), até 50% da população pode ser afetada por esse tipo de dor em algum momento da vida, sendo que 15% pode evoluir para um quadro de cervicalgia crônica, com dor persistente por mais de três meses.
Um dos principais fatores de risco para a cervicalgia é a má postura. Pessoas que passam muitas horas sentadas em frente ao computador, por exemplo, podem desenvolver dores e desconfortos no pescoço. Outro problema que vem aumentando é a Síndrome do Pescoço Digital, que ocorre devido à tensão e sobrecarga gerada na musculatura do pescoço pela intensidade da flexão do pescoço e o tempo nessa mesma posição ao usar smartphones.
Como resultado, essas dores podem gerar sobrecarga na musculatura associada à degeneração natural dos discos da coluna, podendo evoluir para uma hérnia de disco cervical. Por isso, é importante cuidar da postura, evitar atividades que forcem o pescoço e buscar ajuda médica especializada em caso de dores persistentes.
Contem comigo para cuidar da saúde da coluna de vocês!
Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991