Como identificar uma hérnia de disco cervical?

A cervicobraquialgia é caracterizada por dor na região posterior do pescoço, irradiando para braços e, eventualmente, cabeça e costas. Habitualmente, a dor irradia para apenas um lado do corpo, afetando todo ou parte do membro. A dor também pode estar associada a formigamento, fraqueza e limitação de mobilidade.

Há muitas causas para cervicobraquialgia, entre elas, a compressão de um nervo na região cervical por hérnia de disco. Nessas situações, a porção do braço acometida depende da região da coluna cervical envolvida pela doença.

Para realizar o diagnóstico correto da cervicobraquialgia é necessário uma consulta médica. A avaliação consiste inicialmente em anamnese (entrevista com profissional da saúde para análise da história clínica) e exame físico. Em alguns casos, exames complementares – como radiografias e ressonância magnética – também são utilizados na investigação.

O tratamento deve ser individualizado, variando conforme a causa da cervicobraquialgia e as características do paciente. Em situações de hérnia de disco cervical, por exemplo, o tratamento conservador (medicação, repouso relativo e reabilitação física) apresenta elevada taxa de sucesso, reservando o tratamento cirúrgico para situações especiais. A prevenção, extremamente importante, consiste em hábitos saudáveis de alongamento, reforço muscular e postura adequada.

Caso você tenha esses sintomas e queira mais informações, procure um especialista que possa lhe avaliar.

Texto escrito pelo parceiro: Dr. Mauro Fernandes Jr (@mauro.fernandesjr)

Categories : Coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *