Cuidados na execução de agachamentos

É comum ouvirmos que os joelhos não devem ultrapassar a linha dos pés, mas será que essa recomendação está correta?

A equipe da Universidade Federal de Goiás (UFG) explorou essa questão e fez medições precisas da coluna de voluntários durante agachamentos. Os resultados sugerem que quando os joelhos não ultrapassam a linha dos pés, muitas vezes, as pessoas inclinam as costas para trás e perdem a curvatura natural da região lombar.

Manter a curvatura da coluna é fundamental, especialmente quando há carga. Isso evita a compressão dos discos intervertebrais e minimiza o risco de lesões. No entanto, ao impedir o movimento natural dos joelhos, a sobrecarga pode se deslocar para a lombar.

Portanto, a restrição de movimento dos joelhos durante o agachamento pode não ser a melhor abordagem, e a perda da curvatura natural das costas pode aumentar o risco de lesões a longo prazo. A boa notícia é que esse cenário sugere que a individualização do treinamento é essencial, considerando as condições de cada pessoa.

Ter um profissional de educação física acompanhando seu treino faz toda a diferença. Eles podem adaptar o exercício às necessidades e limitações de cada indivíduo, garantindo que a postura seja apropriada e a execução do exercício seja segura.

Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991