A obesidade é uma doença que está crescendo exponencialmente nos últimos anos. Cerca de 18,9% da população no Brasil está obesa e 54% estão acima do peso. Um dos problemas de saúde que estão associados à obesidade é a degeneração precoce dos discos intervertebrais da coluna.
⠀
Segundo uma pesquisa da Universidade de Hong Kong, na China, publicada na revista científica Arthritis & Rheumatism, feita com mais de 2,5 mil participantes, entre homens e mulheres acompanhados por oito anos, os pacientes com sobrepeso ou obesos apresentaram desgaste mais grave nos discos da coluna do que os demais participantes.
⠀
Segundo os autores do estudo, a degeneração está relacionada com o aumento da sobrecarga física no disco intervertebral aliado à inflamação crônica das células de gordura.
⠀
Dores na coluna
⠀
Uma das queixas de pacientes obesos é a dor lombar. Isso é reflexo do acúmulo de gordura na região abdominal, que altera o centro de gravidade do corpo. Quando isso acontece, ocorre uma acentuação da curvatura lombar compensatória, que chamamos de hiperlordose.
⠀
Para compensar a hiperlordose e manter o tronco equilibrado, o corpo ajusta a parte superior da coluna, causando uma hipercifose torácica. Estas alterações, ao longo do tempo, causam desconforto e dor constante.
⠀
A prevenção é sempre o melhor tratamento!