Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

A obesidade é uma doença que está crescendo exponencialmente nos últimos anos. Cerca de 18,9% da população no Brasil está obesa e 54% estão acima do peso. Um dos problemas de saúde que estão associados à obesidade é a degeneração precoce dos discos intervertebrais da coluna.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Hong Kong, na China, publicada na revista científica Arthritis & Rheumatism, feita com mais de 2,5 mil participantes, entre homens e mulheres acompanhados por oito anos, os pacientes com sobrepeso ou obesos apresentaram desgaste mais grave nos discos da coluna do que os demais participantes.

Segundo os autores do estudo, a degeneração está relacionada com o aumento da sobrecarga física no disco intervertebral aliado à inflamação crônica das células de gordura.

Dores na coluna

Uma das queixas de pacientes obesos é a dor lombar. Isso é reflexo do acúmulo de gordura na região abdominal, que altera o centro de gravidade do corpo. Quando isso acontece, ocorre uma acentuação da curvatura lombar compensatória, que chamamos de hiperlordose.

Para compensar a hiperlordose e manter o tronco equilibrado, o corpo ajusta a parte superior da coluna, causando uma hipercifose torácica. Estas alterações, ao longo do tempo, causam desconforto e dor constante.

A prevenção é sempre o melhor tratamento!

Categories : Atividades Físicas Coluna

Dr. Antônio Krieger é médico ortopedista e especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna. CRM-PR 22712 / RQE 15991

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *