Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Hoje, o Brasil celebra o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data é importante para que possamos discutir com a população os problemas e as doenças que são relacionadas com a obesidade.

O aumento de peso sobrecarrega os discos da coluna e também pode trazer alterações como aumento das lordose lombar, cervical e causar hipercifose torácica. Isso causa dores e afeta a mobilidade de pacientes obesos.

  • Hiperlordose lombar: O excesso de gordura concentrado na região abdominal, aliado da fraqueza dos músculos da lombar, fazem com que a curva da coluna acima do quadril aumente, o que causa dores e pode prejudicar a função motora.
  • Hiperlordose cervical: É o aumento da curvatura da coluna na região acima dos ombros. A cabeça fica projetada para frente em busca de compensar a hipercifose torácica e reequilibrar o centro de gravidade do corpo.
  • Hipercifose torácica: Para equilibrar a gordura abdominal que fica projetada para frente do corpo, a coluna acaba sofrendo com uma curvatura em forma de ‘corcunda’.

Cuide da sua saúde e de sua coluna! Prevenir a obesidade começa com a prática regular de exercícios físicos e com uma dieta saudável e equilibrada.

Você sente dores na coluna? Entre em contato e marque uma consulta! O telefone é (41) 3207-3225, no Hospital Marcelino Champagnat, ou particulares pelo WhatsApp (41) 99622-9440.

Categories : Coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *