O primeiro passo para iniciar o tratamento da hérnia de disco é a consulta de um médico especialista em coluna. Depois da avaliação, o paciente pode ser submetido aos seguintes tratamentos:
Tratamento conservador: Está focado em métodos que buscam controlar a dor e o funcionamento dos nervos afetados pela hérnia usando medicamentos, fisioterapia, infiltrações, acupuntura e exercícios.
Tratamento cirúrgico: Quando há falha nas alternativas anteriores, o paciente poderá ser submetido a uma cirurgia. Atualmente, a cirurgia endoscópica (realizada por pequena incisão e guiada por vídeo) é o padrão-ouro, tendo em vista a rápida recuperação e menor lesão muscular. A cirurgia busca a descompressão dos nervos comprometidos pela hérnia e o a retirada do material que possa ter extravasado do disco.
A hérnia de disco é uma doença que afeta a qualidade de vida de quase dois milhões de brasileiros todos os anos. Além de dores nas costas, a compressão dos nervos da coluna pode causar irradiação da dor para braços e pernas ou causar a sensação de dormência e formigamento nos membros.
Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991