Inclinar a cabeça ao usar o celular pode causar dano cervical

A coluna cervical é formada por sete vertébras e que estão expostas a desgastes no disco devido a má postura em relação ao uso de smartphones, notebooks, demais aparelhos eletrônicos até livros! Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37% dos brasileiros — mais de 60 milhões de pessoas — convivem com alguma dor ou dano na coluna cervical devido à má postura.

Quando inclinamos a cabeça para frente, dobrando o pescoço, a curva aumenta a pressão exercida sobre os discos intervertebrais em um peso que pode chegar a praticamente 30 quilos. Veja o vídeo deste post!

O desgaste dos discos é um processo natural, ocorre devido ao nosso envelhecimento, mas a má postura nesse caso pode acelerar este processo, afetando sua capacidade de amortecimento, reduzindo a mobilidade e até ao surgimento de hérnias de disco.

As hérnias de disco causam dores, formigamentos nos braços, e outros sintomas devido a compressão que causam nos nervos que passam pela coluna. Em casos mais graves, o desgaste no disco pode também causar artrose, afetando a parte óssea do paciente.

Para não correr este risco, procure sempre monitorar sua postura, utilizar aparelhos eletrônicos na altura dos olhos e também trabalhar no fortalecimento muscular da região.

Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991

Categories : Coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *