A dor lombar é comum e tem diversas causas, entre elas a degeneração natural dos tecidos causada pelo envelhecimento, hérnias de disco e até mesmo a tensão muscular pode desencadear uma crise de dor na região mais baixa da coluna.
⠀
A lombalgia pode surgir de forma aguda ou crônica. Na primeira, a dor aparece de uma hora para outra, geralmente após algum esforço físico, e desaparece pouco tempo depois. Na segunda, a mais grave, a dor pode permanecer por semanas e até meses, requerindo uma atenção especial.
⠀
Em crises, para aliviar as dores, você pode recorrer a alguns métodos simples. Veja:
⠀
– Compressas frias: Se a dor surgiu após algum “mal jeito”, nas primeiras 48 horas, você pode aplicar compressas frias, com pedras de gelo, para aliviar as dores e anestesiar a área afetada.
⠀
– Compressas quentes: Quando a dor persiste após 48 horas, as compressas quentes podem ser mais eficazes para tratar a dor, uma vez que causam o relaxamento da musculatura e aumenta o fluxo sanguíneo da região.
⠀
– Alongamentos: Os alongamentos também podem aliviar as dores, além de evitar que os músculos fiquem contraídos.
⠀
– Exercícios físicos: Manter-se ativo e praticar atividades físicas é fundamental para a saúde da sua coluna. Procure um profissional da Educação Física e converse sobre os melhores exercícios de acordo com sua condição física!
⠀⠀
_
Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991