Osteoporose
A osteoporose é uma doença óssea que ocorre quando o corpo perde massa óssea e a estrutura óssea se torna fraca e frágil. Isso aumenta o risco de fraturas, incluindo os das vértebras da coluna. É uma condição comum em idosos, especialmente em mulheres após a menopausa.
A osteoporose vertebral se desenvolve devido a uma perda de massa óssea nas vértebras, o que as torna mais propensas a fraturas. As fraturas vertebrais podem causar dor nas costas, deformidade da coluna vertebral e diminuição da altura.
As causas da osteoporose incluem o envelhecimento, a menopausa, a baixa ingestão de cálcio e vitamina D, a falta de exercícios físicos, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e o uso prolongado de alguns medicamentos, como corticosteroides. As mulheres são mais propensas a desenvolver osteoporose vertebral, especialmente após a menopausa, devido à diminuição dos níveis de estrogênio.
Os sintomas da osteoporose vertebral geralmente são discretos no início e podem incluir dor nas costas, rigidez e diminuição da altura. No entanto, as fraturas vertebrais podem causar dor intensa e incapacidade.
Osteoporose tem prevenção e tratamento! Consumo adequado de cálcio e vitamina D, exercícios físicos regulares, exposição adequada ao sol são alguns dos fatores que ajudam a manter o osso fortalecido, evitando o aparecimento da doença. Além disso, há inúmeras medicações que auxiliam no seu tratamento, diminuindo o risco de fratura após uma queda banal.
Para diagnosticar a osteoporose é necessária uma avaliação médica, além de exames complementares, como a Densitometria Óssea, que deve ser feita periodicamente em pacientes com predisposição (como em idosos e mulheres após a menopausa).