A artrose facetária é uma patologia degenerativa que ocorre na parte posterior das articulações da coluna. A principal causa é o envelhecimento e as cargas que são impostas à coluna durante a vida.
Quando o tratamento conservador com exercícios e medicamentos não são suficientes para controlar os sintomas alguns procedimentos minimamente invasivos podem ser indicados para tratar a artrose facetária da coluna.
Não existe medicação que possa prevenir ou tratar a artrose. A manutenção de sua lubrificação ocorre por conta do líquido sinovial que possibilita a preservação da cartilagem. Os sintomas são a dor na extensão e rotação da coluna e também está presente ao ficar em pé e ao acordar.
⭐ PROCEDIMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS
- Bloqueio facetário: consiste na injeção de medicamentos na região da coluna por onde passam nervos que são responsáveis pela inervação nessas articulações.
- Denervação facetária percutânea: pode ser indicado quando o efeito do bloqueio facetário tem efeito temporário e as dores retornam. Na denervação facetária, removemos a sensibilidade do nervo que dá sensibilidade da faceta articular com uso de radiofrequência.
👉 Ambos são tratamentos percutâneos, através da pele, com rápida recuperação e alta hospitalar.
📲 Agendamento de consultas particulares (Clínica Orthofit) e por convênio (Hospital Marcelino Champagnat) pelo telefone e WhatsApp ➡️ (41) 99135-0309