Recebo muitas perguntas sobre o uso de suplementos de colágeno para cuidar da saúde da nossa coluna. Quero esclarecer um ponto importante: não há evidências científicas que confirmem que o consumo desses suplementos protege ou regenera um disco intervertebral afetado pela degeneração.
Os discos da coluna são estruturas avasculares, o que significa que não recebem nutrientes diretamente do nosso sistema sanguíneo. Então, quando um disco começa a degenerar, seja pelo envelhecimento ou por outras causas, tomar suplementos como colágeno, condroitina ou glucosamina não restaurará essa estrutura, pois essas substâncias não alcançarão o disco afetado.
Então, o que podemos fazer para proteger nossos discos vertebrais? A resposta é o exercício físico! Um “escudo muscular” forte, com ênfase no fortalecimento da região lombar e abdominal, é fundamental para proteger a estrutura da coluna vertebral. O fortalecimento muscular ajuda a estabilizar a coluna, reduzindo o risco de problemas e proporcionando um suporte essencial.
Dr. Antônio Krieger – CRM-PR 22712 / RQE 15991